top of page

Drex: A Moeda Digital de um Jeito Fácil!

Atualizado: 19 de ago.

O Drex é a versão digital do Real, a nossa moeda oficial, controlada pelo Banco Central. Ele não é uma criptomoeda como o Bitcoin, sobre o qual os bancos centrais não tem controle.

A principal diferença que é centralizada e controlada por uma autoridade monetária, chamada de CBDCs (Central Bank Digital Currency). Ele é "programável", permitindo transações mais seguras e automáticas.

Real ou Virtual  ?
Real ou Virtual ?

O que é o Drex?

  • Real Digital: É o Real em formato 100% digital, com o mesmo valor do dinheiro físico.

  • Seguro: Sua segurança é garantida pelo Banco Central do Brasil.

  • Inteligente: Permite "acordos automáticos" entre as partes. Por exemplo, em uma compra e venda de um carro, o dinheiro só é liberado para o vendedor quando o documento passa para o nome do comprador, tudo de forma automática.

  • Acesso: Você usará o Drex através do seu banco ou de outras instituições financeiras, da mesma forma que já faz hoje.


Drex e Pix: São a mesma coisa?

Não! Eles são diferentes, mas se completam. Veja a comparação:


Características

PIX

DREX

Para que serve?

Para pagar e receber dinheiro rápido no dia a dia

Para transações mais complexas e seguras, como comprar imóveis ou carros de um jeito novo

O que ele move?

O saldo que já está na sua conta bancária

É o próprio Real digitral, com características 'inteligentes'

Como funciona?

Pagamentos simples e diretos

Permite "programar" o dinheiro para que ele só se mova se certas condições forem cumpridas

Vantagem principal

Rapidez e facilidade nos pagamentos do dia a dia

Segurança e eficiência em negociações maiores e complexas (ex: comprar um imóvel, um automóvel)

O Pix é ótimo para o café da manhã. O Drex será ótimo para comprar a casa 🏡

O que muda para você?

  • Mais segurança: Em grandes compras, haverá a garantia de que o dinheiro e a propriedade serão trocados ao mesmo tempo.

  • Novos serviços: O Drex deve permitir a criação de produtos financeiros mais inovadores e acessíveis.


O uso do Drex será obrigatório?

Não! Fique tranquilo, o Banco Central já deixou claro que o uso do Drex será uma opção, não uma obrigação. Ele vai existir ao lado do dinheiro em papel, do Pix e dos cartões.


Drex e o Poder do Governo (Controle de Gastos e Limites Geográficos)

Essa é uma pergunta muito importante e um tema que gera bastante conversa!

  • Controle de Gastos da População: A ideia principal do Drex é permitir "programar" o dinheiro para transações entre as pessoas/empresas de forma segura ("contratos inteligentes"). Por exemplo, um empréstimo pode ser programado para que o dinheiro só seja liberado quando a garantia for dada. Não há planos do Banco Central ou do governo usarem o Drex para controlar diretamente como cada cidadão gasta seu dinheiro, ou para impor limites sobre o que você pode comprar. O foco será na eficiência e segurança das transações, não no controle individual.

  • Delimitar o Uso em um Território Geográfico: Não, isso não está previsto. Ele valerá em todo o território nacional. Limitar o uso do dinheiro a alguns quilômetros da sua casa seria inviável e contrário à própria natureza de uma moeda de um país.


O Drex facilitaria o BRICS usar uma moeda única , diminuindo a dependência do dólar americano?

Antes é importante dizer que o BRICS é um agrupamento mercantil, composto de onze países: Brasil, Rússia, India, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã).

Mas não. Não diretamente o Drex seria utilizado como uma 'moeda única', mas ele poderia facilitar este processo sim. Mas para tanto todos teriam que desenvolver plataformas para liquidação de transações usando suas próprias CBDCs (como o Drex do Brasil). Processo este complexo e demorado, mas isso poderia tornar o comércio internacional entre eles mais rápido e barato, contornando a necessidade de usar o dólar americano.

O futuro tá alí na esquina
O futuro tá alí na esquina

Conclusão

A coisa muda bastante se de fato o Brasil se tornar um país socialista ou comunista (como tem caminhado aceleradamente pra isto), mas se a Democracia for mantida, creio que o avanço será gigantesco para o Brasil ficar ainda mais moderno no mundo financeiro.

Ele vai trazer mais segurança, inteligência e com menos burocracia para certas transações, sem tirar a liberdade de escolha sobre como usar o dinheiro.

O Drex complementaria o Open Finance (ou Open Banking) - em fase de implementação - que permitirá ao cidadão, movimentar diferentes contas bancárias de diferentes bancos, na mesma plataforma, compartilhando todos os dados financeiros.

O Drex ainda está em fase de testes (piloto) e não há uma data de implantação definitiva para o público.

Comentários


bottom of page